Scania e DHL testarão caminhão elétrico com gerador de energia a diesel verde
Scania e DHL testarão caminhão elétrico com gerador de energia a diesel verde
Veículos elétricos com gerador de alcance movido a combustível podem ser uma solução intermediária.

O caminhão Scania com gerador de energia elétrica possibilidade viagens mais longas por estradas que possuem postos de diesel.
Enquanto caminhões totalmente elétricos são ampliados e a infraestrutura de recarga é construída. O Veículo Elétrico de Alcance Estendido (EREV), desenvolvido em conjunto pela Scania e DHL, será utilizado pela divisão Post & Parcel Germany a partir de fevereiro de 2025 para o transporte de encomendas entre Berlim e Hamburgo.
Um apelo conjunto por aceitação política: “O perfeito não deve ser inimigo do bom”.
A Scania e o Grupo DHL desenvolveram conjuntamente um caminhão elétrico com um gerador movido a combustível. Tornando possível a transição para o transporte rodoviário elétrico sem a necessidade de aguardar uma rede de recarga completa. Veículos totalmente elétricos são a solução definitiva para um sistema de transporte sustentável, e a transição para a eletrificação precisa ser acelerada agora. No entanto, existem desafios, como a falta de pontos de recarga, os altos custos para garantir capacidade de recarga suficiente nos depósitos durante os picos sazonais. Além da sobrecarga na rede elétrica e os preços elevados da eletricidade em momentos críticos, como em dias frios e sem vento no inverno.
É nesse contexto que o Veículo Elétrico de Alcance Estendido (EREV) da Scania e DHL entra em cena. O veículo ajuda a superar esses desafios enquanto permite que a DHL opere de 80% a 90% com eletricidade renovável.
Gerador movido a combustível substitui um dos pacotes de bateria
A divisão Post & Parcel Germany usará o novo caminhão elétrico a partir de fevereiro no transporte de encomendas entre e Hamburgo. Certamente, para testar seu desempenho nas operações diárias antes da incorporação de mais unidades à frota da DHL. O gerador movido a combustível substitui um dos pacotes de bateria de um caminhão totalmente elétrico, que não é necessário para a maioria das rotas de transporte. Isso reduz a autonomia proveniente das baterias, mas fornece energia de reserva para os cenários mencionados.
O veículo tem um alcance estimado entre 650 e 800 quilômetros (sujeito aos resultados dos testes) e pode ser reabastecido em qualquer posto de combustível convencional, se necessário. Isso se compara aos 550 quilômetros dos caminhões 100% elétricos mais modernos e líderes do setor da Scania, com peso máximo equivalente.
O EREV é um caminhão de 10,5 metros de comprimento e peso máximo de 40 toneladas, movido por um motor elétrico de 230 kW (com pico de 295 kW)
“Uma solução pragmática para tornar a logística mais sustentável”
Tobias Meyer, CEO do Grupo DHL, afirma:
“Vai levar algum tempo até que a eletricidade renovável, a rede elétrica e a infraestrutura de recarga estejam disponíveis e robustas o suficiente para que possamos confiar integralmente em caminhões elétricos a bateria. Aliás, especialmente em um sistema de grande escala, como a rede de encomendas da DHL na Alemanha. Em vez de esperar esse dia chegar, a DHL e a Scania estão colaborando em uma solução pragmática para tornar a logística mais sustentável e reduzir as emissões de CO₂ em mais de 80%.
Esse veículo é uma solução sensata e prática que pode contribuir imediatamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa no transporte de carga a curto prazo. Essas reduções devem refletir proporcionalmente na precificação dos pedágios rodoviários e no esquema de emissões da frota da UE. Vemos essa colaboração como um projeto inovador de sucesso entre duas empresas comprometidas com o combate às mudanças climáticas.”
A Scania Pilot Partner desenvolveu o EREV, explorando novas tecnologias e soluções, neste caso, em parceria com a DHL. Veículos elétricos de alcance estendido oferecem uma solução promissora para reduções significativas de CO₂e, especialmente onde a infraestrutura e outras condições para o transporte totalmente elétrico ainda são insuficientes. Políticas da UE e dos governos nacionais devem reconhecer e incentivar esse conceito. Garantindo assim, o devido reconhecimento da intensidade real das emissões e aplicando reduções proporcionais nas tarifas de pedágio rodoviário.
Deve ser aceito enquanto a infraestrutura é construída
Christian Levin, CEO da Scania, reforça:
“O futuro é elétrico, mas o perfeito não deve ser inimigo do bom enquanto estamos nesse processo. O veículo que desenvolvemos em conjunto com a DHL é um exemplo de solução intermediária que pode acelerar a descarbonização do transporte pesado antes que o sistema de transporte se torne 100% eletrificado. Uma transição climática eficaz exige que os formuladores de políticas aceitem essas soluções enquanto aumentam seus investimentos em infraestrutura pública e outras condições necessárias.”
O EREV é um caminhão de 10,5 metros de comprimento e peso máximo de 40 toneladas, movido por um motor elétrico de 230 kW (com pico de 295 kW). Uma bateria de 416 kWh e um gerador movido a gasolina de 120 kW fornecem a energia. Com o auxílio do gerador a bordo – inicialmente alimentado por gasolina e, posteriormente, por diesel/HVO –, a autonomia do caminhão pode chegar a até 800 quilômetros.
Podemos equipar os EREVs com um software que limita o uso do gerador movido a combustível, permitindo reduzir e controlar as emissões de CO₂ dentro de um nível específico. Sua velocidade máxima é de 89 km/h, com capacidade de carga para aproximadamente 1.000 pacotes (equivalente ao volume de um contêiner móvel). O caminhão também pode tracionar um reboque com um contêiner móvel adicional. Usarão o veículo para transportar a carga principal entre as cidades de Berlim e Hamburgo.
* Marcos Villela Hochreiter é jornalista especializado em logística e transportes e diretor do site Frota News.
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