Grupo WhatsApp

Scania e DHL testarão caminhão elétrico com gerador de energia a diesel verde

Scania e DHL testarão caminhão elétrico com gerador de energia a diesel verde

01/03/2025 Marcos Villela Hochreiter

Veículos elétricos com gerador de alcance movido a combustível podem ser uma solução intermediária.

Scania e DHL testarão caminhão elétrico com gerador de energia a diesel verde

O caminhão Scania com gerador de energia elétrica possibilidade viagens mais longas por estradas que possuem postos de diesel.
 

Enquanto caminhões totalmente elétricos são ampliados e a infraestrutura de recarga é construída. O Veículo Elétrico de Alcance Estendido (EREV), desenvolvido em conjunto pela Scania e DHL, será utilizado pela divisão Post & Parcel Germany a partir de fevereiro de 2025 para o transporte de encomendas entre Berlim e Hamburgo.

Um apelo conjunto por aceitação política: “O perfeito não deve ser inimigo do bom”.

A Scania e o Grupo DHL desenvolveram conjuntamente um caminhão elétrico com um gerador movido a combustível. Tornando possível a transição para o transporte rodoviário elétrico sem a necessidade de aguardar uma rede de recarga completa. Veículos totalmente elétricos são a solução definitiva para um sistema de transporte sustentável, e a transição para a eletrificação precisa ser acelerada agora. No entanto, existem desafios, como a falta de pontos de recarga, os altos custos para garantir capacidade de recarga suficiente nos depósitos durante os picos sazonais. Além da sobrecarga na rede elétrica e os preços elevados da eletricidade em momentos críticos, como em dias frios e sem vento no inverno.

É nesse contexto que o Veículo Elétrico de Alcance Estendido (EREV) da Scania e DHL entra em cena. O veículo ajuda a superar esses desafios enquanto permite que a DHL opere de 80% a 90% com eletricidade renovável.

Gerador movido a combustível substitui um dos pacotes de bateria

A divisão Post & Parcel Germany usará o novo caminhão elétrico a partir de fevereiro no transporte de encomendas entre e Hamburgo. Certamente, para testar seu desempenho nas operações diárias antes da incorporação de mais unidades à frota da DHL. O gerador movido a combustível substitui um dos pacotes de bateria de um caminhão totalmente elétrico, que não é necessário para a maioria das rotas de transporte. Isso reduz a autonomia proveniente das baterias, mas fornece energia de reserva para os cenários mencionados.

O veículo tem um alcance estimado entre 650 e 800 quilômetros (sujeito aos resultados dos testes) e pode ser reabastecido em qualquer posto de combustível convencional, se necessário. Isso se compara aos 550 quilômetros dos caminhões 100% elétricos mais modernos e líderes do setor da Scania, com peso máximo equivalente.

O EREV é um caminhão de 10,5 metros de comprimento e peso máximo de 40 toneladas, movido por um motor elétrico de 230 kW (com pico de 295 kW)

 

“Uma solução pragmática para tornar a logística mais sustentável”

Tobias Meyer, CEO do Grupo DHL, afirma:
“Vai levar algum tempo até que a eletricidade renovável, a rede elétrica e a infraestrutura de recarga estejam disponíveis e robustas o suficiente para que possamos confiar integralmente em caminhões elétricos a bateria. Aliás, especialmente em um sistema de grande escala, como a rede de encomendas da DHL na Alemanha. Em vez de esperar esse dia chegar, a DHL e a Scania estão colaborando em uma solução pragmática para tornar a logística mais sustentável e reduzir as emissões de CO₂ em mais de 80%.

Esse veículo é uma solução sensata e prática que pode contribuir imediatamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa no transporte de carga a curto prazo. Essas reduções devem refletir proporcionalmente na precificação dos pedágios rodoviários e no esquema de emissões da frota da UE. Vemos essa colaboração como um projeto inovador de sucesso entre duas empresas comprometidas com o combate às mudanças climáticas.”

A Scania Pilot Partner desenvolveu o EREV, explorando novas tecnologias e soluções, neste caso, em parceria com a DHL. Veículos elétricos de alcance estendido oferecem uma solução promissora para reduções significativas de CO₂e, especialmente onde a infraestrutura e outras condições para o transporte totalmente elétrico ainda são insuficientes. Políticas da UE e dos governos nacionais devem reconhecer e incentivar esse conceito. Garantindo assim, o devido reconhecimento da intensidade real das emissões e aplicando reduções proporcionais nas tarifas de pedágio rodoviário.

Deve ser aceito enquanto a infraestrutura é construída

Christian Levin, CEO da Scania, reforça:
“O futuro é elétrico, mas o perfeito não deve ser inimigo do bom enquanto estamos nesse processo. O veículo que desenvolvemos em conjunto com a DHL é um exemplo de solução intermediária que pode acelerar a descarbonização do transporte pesado antes que o sistema de transporte se torne 100% eletrificado. Uma transição climática eficaz exige que os formuladores de políticas aceitem essas soluções enquanto aumentam seus investimentos em infraestrutura pública e outras condições necessárias.”

O EREV é um caminhão de 10,5 metros de comprimento e peso máximo de 40 toneladas, movido por um motor elétrico de 230 kW (com pico de 295 kW). Uma bateria de 416 kWh e um gerador movido a gasolina de 120 kW fornecem a energia. Com o auxílio do gerador a bordo – inicialmente alimentado por gasolina e, posteriormente, por diesel/HVO –, a autonomia do caminhão pode chegar a até 800 quilômetros.

Podemos equipar os EREVs com um software que limita o uso do gerador movido a combustível, permitindo reduzir e controlar as emissões de CO₂ dentro de um nível específico. Sua velocidade máxima é de 89 km/h, com capacidade de carga para aproximadamente 1.000 pacotes (equivalente ao volume de um contêiner móvel). O caminhão também pode tracionar um reboque com um contêiner móvel adicional. Usarão o veículo para transportar a carga principal entre as cidades de Berlim e Hamburgo.

Marcos Villela Hochreiter é jornalista especializado em logística e transportes e diretor do site Frota News.

Para mais informações sobre veículos elétricos clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Todos os nossos textos são publicados também no X e no  Facebook 

Quem somos



Brasil consolida eletrificação e se torna líder regional

O país concentra 61% da frota eletrificada regional e registra um crescimento notável, impulsionado por modelos plug-in e uma infraestrutura de recarga em rápida expansão.

Autor: Divulgação

Brasil consolida eletrificação e se torna líder regional

Carros usados: a melhor solução para comprar com qualidade e pagar menos

Comprar um automóvel é uma decisão importante, mas nem sempre precisa de ser um investimento pesado.

Autor: Divulgação

Carros usados: a melhor solução para comprar com qualidade e pagar menos

Volvo Trucks inova com sistema start/stop em “banguela” eletrônica

A tecnologia é inédita na indústria automotiva em geral.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Volvo Trucks inova com sistema start/stop em “banguela” eletrônica

Em meio a batalha judicial, mais rodovias passam a ter pedágio “Free Flow”

O Congresso Nacional também entrou na disputa sobre o futuro do pedágio eletrônico no país.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Em meio a batalha judicial, mais rodovias passam a ter pedágio “Free Flow”

Redução de tarifas de gás entra em vigor em Minas Gerais

Minas Gerais tem nova redução nas tarifas de gás natural a partir desta terça-feira (4/11), visando mais competitividade e refletindo a queda do custo de aquisição do insumo pela Gasmig.

Autor: Divulgação

Redução de tarifas de gás entra em vigor em Minas Gerais

Ferrovias: potencial para logística nacional

Mais de 150 anos após a Estrada de Ferro Mauá, a malha ferroviária representa apenas 20,7% do transporte de cargas do Brasil. Especialistas debatem a expansão do modal, destacando vantagens em eficiência e integração nacional.

Autor: Divulgação

Ferrovias: potencial para logística nacional

Roubo de caminhões cresce 6,2% e atinge pico no Brasil

O roubo e furto de caminhões no Brasil cresceu 6,2% no terceiro trimestre, segundo o Grupo Tracker.

Autor: Diana Daste

Roubo de caminhões cresce 6,2% e atinge pico no Brasil

Pesquisa inédita: descarbonização preocupa 70% das transportadoras

Um dos pontos centrais levantados pelo estudo é a dificuldade de repassar os custos da transição aos clientes.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Pesquisa inédita: descarbonização preocupa 70% das transportadoras

Brasil fica na oitava posição entre os maiores produtores de veículos

Enquanto Europa e Estados Unidos enfrentam retração, Brasil avança moderadamente nas vendas e ganha relevância industrial na América do Sul.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Brasil fica na oitava posição entre os maiores produtores de veículos

Caminhoneiros Surdos do Brasil: inclusão e luta por direitos

A inclusão de pessoas surdas no mercado de trabalho ainda é um desafio em muitos setores.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Caminhoneiros Surdos do Brasil: inclusão e luta por direitos

O crescimento do mercado do ‘carro por assinatura’ com a contribuição da IA

Como em outros setores da economia, as novas tecnologias e as aplicações da Inteligência Artificial (IA) já estão gerando impactos bastante positivos na Cadeia Global de Valor da indústria automobilística.

Autor: Marcio Klepacz

O crescimento do mercado do ‘carro por assinatura’ com a contribuição da IA

Projetos tentam destravar o investimento em ferrovias no Brasil

Iniciativas do PAC e do Plano Nacional de Ferrovias pretendem efetivamente tirar do papel projetos que beneficiem o transporte sobre trilhos, superando as já conhecidas barreira do modal.

Autor: Divulgação

Projetos tentam destravar o investimento em ferrovias no Brasil