Grupo WhatsApp

Tecnologia de ponta a ponta: 5 tendências que vão moldar o mercado automotivo

Tecnologia de ponta a ponta: 5 tendências que vão moldar o mercado automotivo

23/01/2024 Cesar Cantarella

Com desafio de alcançar números positivos, concessionárias precisam se adaptar, elevar experiência e abraçar inovações nos próximos meses.

Tecnologia de ponta a ponta: 5 tendências que vão moldar o mercado automotivo

Após um período de crise marcado por escassez de semicondutores e retração nas vendas, o setor automotivo experimentou uma recuperação gradual, impulsionada pelos avanços na indústria e pelos incentivos do governo. Como resultado, as vendas de veículos automotores em todo o país cresceram 12% em 2023 na comparação com 2022. De acordo com o balanço da Fenabrave, no ano passado foram emplacadas 4,1 mil unidades contra 3,6 mil em 2022. 

Além disso, dados da Anfavea mostram que o país registrou um relevante aumento no ritmo de vendas de veículos a partir de agosto, atingindo média de 10,6 mil unidades por dia apenas em novembro. Para 2024, o desafio de alcançar números positivos será ainda maior e estarão na frente as concessionárias alinhadas com as tendências digitais que norteiam o setor.

O cenário do mercado automotivo está cada vez mais sob a influência marcante da digitalização e da tecnologia. Por isso, as empresas precisam estar preparadas para a era da conectividade, que está transformando a relação com os consumidores. À medida que as plataformas on-line ganham destaque, a compra e venda de automóveis passam por uma revolução, oferecendo aos clientes a praticidade de explorar, escolher e adquirir veículos diretamente do conforto de seus dispositivos digitais. Diante desse panorama, as concessionárias têm o desafio de adaptar suas estratégias, elevar a experiência do cliente e abraçar a inovação ao longo dos próximos meses.

1. Consumidor no centro

Na era da experiência, colocar o consumidor no centro não é apenas uma estratégia, mas a chave para garantir a fidelidade e o sucesso duradouro nas relações da marca com o cliente. Por isso, o momento é de otimizar processos, implementar novas ferramentas e adaptar-se às mudanças, apostando em uma venda cada vez mais on-line. Para Marcos Pavesi, head comercial da Dealersites, a inovação emerge como a base para concessionárias que querem atender às necessidades dos clientes modernos, sem deixar de lado o consumidor tradicional. "A evolução tecnológica requer adaptações nos negócios, e é só aprimorando a experiência do cliente que vamos conseguir acompanhar tudo isso. O foco atual não é apenas vender carros, mas criar uma jornada digitalizada e humanizada, em que o consumidor seja parte ativa do ecossistema", explica o especialista da startup que lidera a digitalização do mercado automotivo no Brasil. 

2. Serviços multi canal de ponta a ponta

Em um mercado dinâmico, o sucesso das concessionárias está intrinsecamente ligado à sua capacidade de inovação. Estar pronto para oferecer serviços multicanais de ponta a ponta é o alicerce da competitividade no cenário automotivo moderno. "A nova geração de consumidores espera por avanços tecnológicos e agilidade na hora de adquirir um carro. Uma alternativa são os chatbots apoiados em Inteligência Artificial (IA), que permitem personalizar o atendimento e tornar a comunicação mais assertiva", detalha o head comercial da Dealersites. Na avaliação de Pavesi, transformar digitalmente uma empresa ou instituição implica enfrentar diversos desafios, sendo que seguir as principais tendências com rapidez já não é mais o suficiente.

3. Carro a um clique de distância

A transformação tecnológica não é apenas um diferencial competitivo, mas uma necessidade. O conceito de comprar, alugar ou vender veículos passou por mudanças significativas nas últimas décadas. Antigamente, as concessionárias precisavam manter uma variedade de modelos em estoque, mas hoje em dia, os vendedores vêem na internet uma forma de driblar a concorrência. Segundo o CEO da Dealersites, Cesar Cantarella, migrar a jornada do cliente para o ambiente digital não apenas traz facilidades e melhorias, mas também aprimora de modo significativo a experiência de compra. "Se inicialmente os serviços digitais eram considerados apenas um acessório para o relacionamento, agora eles se tornaram estratégias centrais de negócio", complementa

4. Cibersegurança como prioridade

Num cenário em que mobilidade e digitalização caminham lado a lado, a cibersegurança no setor automotivo torna-se uma prioridade inegável. Para além dos sites das concessionárias, a preocupação se volta também para os veículos modernos, equipados com tecnologias avançadas e sistemas interconectados. Assim, os players automotivos devem considerar a segurança digital durante todo o ciclo de vida dos produtos, não se limitando ao processo de venda do carro. "Atender às exigências dos clientes, superar as expectativas de qualidade, gerenciar riscos cibernéticos crescentes e buscar a conformidade com regulamentações e atualizações de software requer reconsiderar práticas em toda a cadeia do setor", analisa o CEO da Dealersites.

5. Inovação como palavra de ordem

Nesse contexto de rápidas transformações, a inovação destaca-se como a palavra de ordem para o setor automotivo. A mudança de postura dos consumidores, aliada à necessidade do mercado de direcionar seu olhar para a digitalização, exige a identificação de novas oportunidades de negócios e ressalta a importância de investir em tecnologias capazes de aproximar as empresas de seus potenciais clientes. "Para as concessionárias, tornar a inovação uma parte intrínseca de seu DNA é não apenas abraçar o futuro, mas também criar um legado. A hora é de proporcionar uma experiência automotiva que transcenda as expectativas tradicionais", conclui Cesar Cantarella.

* Cesar Cantarella, CEO da Dealersites.

Para mais informações sobre setor automotivo clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Central Press



Brasil consolida eletrificação e se torna líder regional

O país concentra 61% da frota eletrificada regional e registra um crescimento notável, impulsionado por modelos plug-in e uma infraestrutura de recarga em rápida expansão.

Autor: Divulgação

Brasil consolida eletrificação e se torna líder regional

Carros usados: a melhor solução para comprar com qualidade e pagar menos

Comprar um automóvel é uma decisão importante, mas nem sempre precisa de ser um investimento pesado.

Autor: Divulgação

Carros usados: a melhor solução para comprar com qualidade e pagar menos

Volvo Trucks inova com sistema start/stop em “banguela” eletrônica

A tecnologia é inédita na indústria automotiva em geral.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Volvo Trucks inova com sistema start/stop em “banguela” eletrônica

Em meio a batalha judicial, mais rodovias passam a ter pedágio “Free Flow”

O Congresso Nacional também entrou na disputa sobre o futuro do pedágio eletrônico no país.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Em meio a batalha judicial, mais rodovias passam a ter pedágio “Free Flow”

Redução de tarifas de gás entra em vigor em Minas Gerais

Minas Gerais tem nova redução nas tarifas de gás natural a partir desta terça-feira (4/11), visando mais competitividade e refletindo a queda do custo de aquisição do insumo pela Gasmig.

Autor: Divulgação

Redução de tarifas de gás entra em vigor em Minas Gerais

Ferrovias: potencial para logística nacional

Mais de 150 anos após a Estrada de Ferro Mauá, a malha ferroviária representa apenas 20,7% do transporte de cargas do Brasil. Especialistas debatem a expansão do modal, destacando vantagens em eficiência e integração nacional.

Autor: Divulgação

Ferrovias: potencial para logística nacional

Roubo de caminhões cresce 6,2% e atinge pico no Brasil

O roubo e furto de caminhões no Brasil cresceu 6,2% no terceiro trimestre, segundo o Grupo Tracker.

Autor: Diana Daste

Roubo de caminhões cresce 6,2% e atinge pico no Brasil

Pesquisa inédita: descarbonização preocupa 70% das transportadoras

Um dos pontos centrais levantados pelo estudo é a dificuldade de repassar os custos da transição aos clientes.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Pesquisa inédita: descarbonização preocupa 70% das transportadoras

Brasil fica na oitava posição entre os maiores produtores de veículos

Enquanto Europa e Estados Unidos enfrentam retração, Brasil avança moderadamente nas vendas e ganha relevância industrial na América do Sul.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Brasil fica na oitava posição entre os maiores produtores de veículos

Caminhoneiros Surdos do Brasil: inclusão e luta por direitos

A inclusão de pessoas surdas no mercado de trabalho ainda é um desafio em muitos setores.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Caminhoneiros Surdos do Brasil: inclusão e luta por direitos

O crescimento do mercado do ‘carro por assinatura’ com a contribuição da IA

Como em outros setores da economia, as novas tecnologias e as aplicações da Inteligência Artificial (IA) já estão gerando impactos bastante positivos na Cadeia Global de Valor da indústria automobilística.

Autor: Marcio Klepacz

O crescimento do mercado do ‘carro por assinatura’ com a contribuição da IA

Projetos tentam destravar o investimento em ferrovias no Brasil

Iniciativas do PAC e do Plano Nacional de Ferrovias pretendem efetivamente tirar do papel projetos que beneficiem o transporte sobre trilhos, superando as já conhecidas barreira do modal.

Autor: Divulgação

Projetos tentam destravar o investimento em ferrovias no Brasil