Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Tecnologia que desativa cilindros pode fazer motor diesel ser mais econômico e menos poluente

Tecnologia que desativa cilindros pode fazer motor diesel ser mais econômico e menos poluente

23/04/2019 Marcos Villela Hochreiter

Durante a partida e alta carga, o motor funciona com a totalidade dos cilindros.

Tecnologia que desativa cilindros pode fazer motor diesel ser mais econômico e menos poluente

Entre 2022 e 2023 entrará em vigor uma legislação ambiental no Brasil mais rigorosa, a fase P8 do Proconve, equivalente a Euro 6, para motores diesel. Essa mudança legislativa cria regras para que os futuros caminhões e ônibus sejam construídos com tecnologias que reduzam as emissões de poluentes e ruídos até que o país seja rico suficiente para comprar veículos movidos por motores elétricos ou alternativas de energias mais limpas. Ou, que essas tecnologias custem o suficientemente mais baratas e caibam no bolso do brasileiro.

No entanto, enquanto o brasileiro não fica rico e as tecnologias mais baratas, a saída é aperfeiçoar os motores a diesel para serem mais eficiente energeticamente e menos poluentes. Uma das propostas para isso vem da Eaton dos Estados Unidos, uma das empresas globais que mais entendem de energia no mundo.

Assim, se melhorarmos a eficiência dos motores atuais, reduziremos o consumo e as emissões. Uma das formas de melhorar a eficiência dos motores é o que propõe o engenheiro chefe de tecnologia e inovação do centro técnico da Eaton, James McCarthy Jr., que esteve no Brasil para uma conferência e, na ocasião, apresentou o seu projeto à TRANSPORTE MUNDIAL.

A ideia já é aplicada em automóveis e poderá ser uma solução que poderá ajudar atender a resolução 490 do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente) responsável pela norma Proconve P8 (Euro 6) que vai entrar em vigor no Brasil em 2023 para caminhões e ônibus e novos lançamentos a partir de 2022.

Motor diesel e a gás

Trata-se do CDA, sistema que desativa parte dos cilindros de um motor, mantendo as válvulas fechadas, para que os outros cilindros em funcionamento atinjam (ou mantenham) a melhor temperatura de funcionamento para a melhor queima do diesel (ou gás) e, assim, reduza as emissões de NOx e CO2.

Consequemente, os cilindros que estão fechados não estão consumindo combustível. O sistema conta com inteligência artificial para entender quando e quantos cilindros devem ficar fechados considerando diversas variáveis, como a carga de força solicitada ao motor em função do peso e condições de topografia.

A tecnologia funcional em diversas configurações de motores, mas é mais eficiente em motor de 4, 6 e 8 cilindros a diesel. Ela pode funcionar também em motores movido a gás, porém, não com a mesma eficiência já que este tipo de combustível alcança a temperatura ideal de funcionamento de forma mais rápida. “O ganho em eficiência pode variar dependendo do número de cilindros do motor e carga aplicada, do que vai depender das condições de trânsito, topografia e peso transportado, explica James McCarthy Jr. Testes feitos em laboratórios nos Estados Unidos comprovaram redução de 3,4% no consumo em ciclos que simulavam a atividade de um caminhão pesado. Em um ciclo de ônibus urbano, a redução foi de 5,6% enquanto o motor está em aquecimento e de 8,7% após aquecido. Já em um motor diesel de quatro cilindros e, quando trabalhando apenas com dois, a economia pode chegar até 40%.

Na prática

Um exemplo prático de funcionamento: durante a partida e alta carga, o motor funciona com a totalidade dos cilindros. Com carga parcial e velocidade estabilidade, o sistema mantém somente em funcionamento os cilindros suficientes para garantir a velocidade desejada e os demais ficam desativados sem consumir diesel e emitir emissões. Essa desativação é feita por meio de sistemas elétrico-hidráulicos comandos por uma inteligência artificial que mantêm as válvulas de admissão e escape fechadas, cancelando a injeção de combustível.

James McCarthy é o engenheiro chefe do Centro de Tecnologia de Marshal da Eaton nos Estados Unidos e acredita que a tecnologia poderá ser adotada pelos fabricantes brasileiros de motores em tempo desses motores serem homologados para atender a norma Proconve P8 até 2020.

* Marcos Villela - Editor da revista e site Transporte Mundial desde fevereiro de 2002.

Fonte: Transporte Mundial



Avanços em projetos ferroviários marcam novo capítulo do modal no país

Perspectivas de expansão do setor ferroviário incrementa participação de empresas no principal encontro do setor ferroviário de cargas e passageiros da América Latina, a 23ª edição da NT Expo.

Autor: Divulgação

Avanços em projetos ferroviários marcam novo capítulo do modal no país

Scania cria empresa para carregamento de caminhões elétricos

A Scania anunciou a criação da Erinion, uma nova empresa especializada em soluções de carregamento privadas e semipúblicas.

Autor: Frota News

Scania cria empresa para carregamento de caminhões elétricos

Scania K 230E: primeiro ônibus elétrico 100% no Brasil

O K 230E, com carroceria Caio eMillennium, é a terceira geração de desenvolvimento de ônibus elétrico da Scania.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Scania K 230E: primeiro ônibus elétrico 100% no Brasil

BDMG financia ônibus e caminhões elétricos em nova linha de crédito

Com foco nas mudanças climáticas, objetivo é incentivar empresas a adquirirem equipamentos com baixa emissão de gases de efeito estufa.

Autor: Divulgação

BDMG financia ônibus e caminhões elétricos em nova linha de crédito

Ônibus elétrico com bateria com nióbio utiliza tecnologia de recarga ultrarrápida

Carregador da ABB permite que a bateria do ônibus elétrico seja recarregada de 20% a 100% em apenas 10 minutos.

Autor: Divulgação

Ônibus elétrico com bateria com nióbio utiliza tecnologia de recarga ultrarrápida

Carros elétricos no Brasil: tendência sustentável ou moda passageira?

O grande interesse que explica essa alta demanda pela aquisição de um carro elétrico por assinatura é principalmente o custo-benefício.

Autor: Alan Lewkowicz

Carros elétricos no Brasil: tendência sustentável ou moda passageira?

O combustível do futuro para caminhões

Este artigo explora a importância do diesel na história e transição para as alternativas ao diesel como combustível do futuro para caminhões, destacando a crescente importância de veículos elétricos, biogás, biodiesel e etanol.

Autor: Frota News

O combustível do futuro para caminhões

CBA e SENAI ISI: parceria para produção de baterias de íons-lítio no Brasil

A parceria entre a CBA e o SENAI ISI Eletroquímica visa desenvolver uma cadeia de fornecimento local para a produção de baterias de íons-lítio no Brasil.

Autor: Frota News

CBA e SENAI ISI: parceria para produção de baterias de íons-lítio no Brasil

Mercado de fretamento em expansão: inovações e investimentos em 2024

Mercado de fretamento em expansão: a startup de tecnologia Fretadão, que gerencia mais de 1 milhão de viagens corporativas por mês.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Mercado de fretamento em expansão: inovações e investimentos em 2024

Concessionária Volkswagen: o destino perfeito para encontrar seu próximo carro

Com tanta variedade de modelos, garantia de fábrica, financiamento, pós-venda completo e tecnologia de ponta, saber onde comprar um carro ideal pode ser um desafio.

Autor: 5 estrelas

Concessionária Volkswagen: o destino perfeito para encontrar seu próximo carro

Pedágio sem cancela: “freeflow” de Minas Gerais já está em operação

Sistema permite identificar a placa e as características do veículo sem que o motorista precise parar.

Autor: Divulgação

Pedágio sem cancela: “freeflow” de Minas Gerais já está em operação

BYD apresenta nova tecnologia para veículos híbridos que fazem 34,5 km/l

A evolução dos veículos elétricos está acontecendo de maneira surpreendentemente rápida, superando até mesmo o ritmo de inovação dos smartphones.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

BYD apresenta nova tecnologia para veículos híbridos que fazem 34,5 km/l