Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Transportadora tradicional x transportadora digital: quais as diferenças entre elas?

Transportadora tradicional x transportadora digital: quais as diferenças entre elas?

29/03/2021 Jarlon Nogueira

Já faz algum tempo que o setor de logística começou a adotar a tecnologia para otimizar seus processos.

Transportadora tradicional x transportadora digital: quais as diferenças entre elas?

Mas como será que as transportadoras costumam utilizar essas inovações no seu dia a dia? 

Essa reflexão faz pensar nas diferenças entre as transportadoras tradicionais e as digitais. Este artigo tem como objetivos mostrar quais são elas.

1- Uso da tecnologia

Fundamental em um cenário onde é preciso fazer mais com muito menos, o uso da tecnologia difere bastante entre as transportadoras tradicionais e digitais.

Transportadora tradicional: Ainda está aprendendo a utilizar as ferramentas disponibilizadas pela transformação digital. Oferecer tecnologias inovadoras não é o seu forte.

Transportadora digital: É um dos pontos mais importantes desse tipo de empresa. Já nasceu digital e utiliza tecnologias de ponta como um aplicativo, inteligência artificial e big data para oferecer o melhor serviço.

2- Contato

Hoje em dia, os clientes precisam entrar em contato com a transportadora em um piscar de olhos. Eles querem respostas rápidas, querem ser ouvidos - ou lidos - no momento em que precisam tomar uma decisão.

Transportadora tradicional: O contato na maioria das vezes é feito por telefone, e-mail ou até mesmo pessoalmente. Isso pode dificultar o processo - e se o atendimento não está disponível no momento? Ou o e-mail enviado não chega?

Transportadora digital: Por meio de plataformas digitais, como um aplicativo, todo o processo é registrado de forma clara e em tempo real, o que diminui muito a necessidade de um contato. Mas se mesmo assim houver perguntas sem respostas, toda interação será feita através desta plataforma digital, onde nenhuma mensagem é esquecida ou perdida. Isso ajuda a melhorar o fluxo de comunicação e a responder em pouco tempo.

3- Contratação do frete

Os clientes esperam ter melhores experiências ao contratar um frete. Eles desejam obter a melhor cotação e o melhor serviço, sem esforço e agora. Esta é provavelmente a principal diferença entre as transportadoras tradicionais e digitais.

Transportadora tradicional: É necessário entrar em contato, saber se há a possibilidade de realizar o frete (podem não haver caminhões disponíveis na região) e esperar a cotação.

Transportadora digital: O processo é simples, basta solicitar a contratação do frete pela plataforma tecnológica. A negociação é eletrônica e terá um valor menor, já que a empresa trabalha com milhares de motoristas parceiros conectados.

4- Gerenciamento das operações

Centralizar o gerenciamento das informações é importante para garantir a saúde da operação, reduzindo gastos e melhorando a eficiência operacional.

Transportadora tradicional: Nem sempre é possível gerenciar todos os fretes em tempo real, já que eles são contratados separadamente. A empresa até pode oferecer um painel de monitoramento, mas geralmente ele precisa de lançamentos manuais, o que requer tempo e pode gerar erros.

Transportadora digital: Centraliza todos os fretes contratados, mostrando-os em tempo real. Isso ajuda a planejar e gerenciar todas as cargas com mais eficiência. O sistema mostra as informações de cada frete em um só lugar de forma intuitiva e interativa.

5- Rastreamento

É mais do que importante, é fundamental para uma empresa ter o controle sobre cada carga transportada e uma das maneiras de realizar isso é monitorando o andamento do transporte.

Transportadora tradicional: Isso é algo que as tradicionais lutam para fazer. A maioria delas não oferece um sistema de rastreamento, então os clientes não sabem realmente o status dos fretes, a menos que liguem várias vezes para perguntar.

Transportadora digital: Possuem rastreamento via GPS em todos os veículos e sistemas de notificação. Oferecem uma melhor visibilidade para ajudar os clientes a saberem sempre em primeira mão o que acontece com suas cargas.

Deu para perceber o quanto utilizar os serviços de uma transportadora digital pode revolucionar a relação com os fretes. Por apoiar-se em tecnologia e nas melhores práticas, fica mais fácil oferecer uma experiência eficiente. Você já tinha pensado em avaliar esse tipo de fornecedor?

* Jarlon Nogueira, CEO da AgregaLog 

Para mais informações sobre Transformação Digital aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Conecte Comunicação



Scania K 230E: primeiro ônibus elétrico 100% no Brasil

O K 230E, com carroceria Caio eMillennium, é a terceira geração de desenvolvimento de ônibus elétrico da Scania.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Scania K 230E: primeiro ônibus elétrico 100% no Brasil

BDMG financia ônibus e caminhões elétricos em nova linha de crédito

Com foco nas mudanças climáticas, objetivo é incentivar empresas a adquirirem equipamentos com baixa emissão de gases de efeito estufa.

Autor: Divulgação

BDMG financia ônibus e caminhões elétricos em nova linha de crédito

Ônibus elétrico com bateria com Nióbio utiliza tecnologia de recarga ultrarrápida

Carregador da ABB permite que a bateria do ônibus elétrico seja recarregada de 20% a 100% em apenas 10 minutos.

Autor: Divulgação

Ônibus elétrico com bateria com Nióbio utiliza tecnologia de recarga ultrarrápida

Carros elétricos no Brasil: tendência sustentável ou moda passageira?

O grande interesse que explica essa alta demanda pela aquisição de um carro elétrico por assinatura é principalmente o custo-benefício.

Autor: Alan Lewkowicz

Carros elétricos no Brasil: tendência sustentável ou moda passageira?

O combustível do futuro para caminhões

Este artigo explora a importância do diesel na história e transição para as alternativas ao diesel como combustível do futuro para caminhões, destacando a crescente importância de veículos elétricos, biogás, biodiesel e etanol.

Autor: Frota News

O combustível do futuro para caminhões

CBA e SENAI ISI: parceria para produção de baterias de íons-lítio no Brasil

A parceria entre a CBA e o SENAI ISI Eletroquímica visa desenvolver uma cadeia de fornecimento local para a produção de baterias de íons-lítio no Brasil.

Autor: Frota News

CBA e SENAI ISI: parceria para produção de baterias de íons-lítio no Brasil

Mercado de fretamento em expansão: inovações e investimentos em 2024

Mercado de fretamento em expansão: a startup de tecnologia Fretadão, que gerencia mais de 1 milhão de viagens corporativas por mês.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Mercado de fretamento em expansão: inovações e investimentos em 2024

Concessionária Volkswagen: o destino perfeito para encontrar seu próximo carro

Com tanta variedade de modelos, garantia de fábrica, financiamento, pós-venda completo e tecnologia de ponta, saber onde comprar um carro ideal pode ser um desafio.

Autor: 5 estrelas

Concessionária Volkswagen: o destino perfeito para encontrar seu próximo carro

Pedágio sem cancela: “freeflow” de Minas Gerais já está em operação

Sistema permite identificar a placa e as características do veículo sem que o motorista precise parar.

Autor: Divulgação

Pedágio sem cancela: “freeflow” de Minas Gerais já está em operação

BYD apresenta nova tecnologia para veículos híbridos que fazem 34,5 km/l

A evolução dos veículos elétricos está acontecendo de maneira surpreendentemente rápida, superando até mesmo o ritmo de inovação dos smartphones.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

BYD apresenta nova tecnologia para veículos híbridos que fazem 34,5 km/l

Acidentes de trânsito, um problema de saúde pública

Além do impacto emocional devastador para as famílias afetadas, os acidentes de trânsito representam um ônus econômico gigantesco.

Autor: Thiago Cassi Bobato

Acidentes de trânsito, um problema de saúde pública

Marcopolo Rail apresenta a nova solução para mobilidade pública: Prosper VLT Hybrid

A fabricante gaúcha apresenta o Prosper VLT Hybrid, uma solução sustentável para transporte urbano e intercidades. No Seminário VLT em São Paulo, destacando eficiência e versatilidade com motores diesel e elétrico.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Marcopolo Rail apresenta a nova solução para mobilidade pública: Prosper VLT Hybrid